emocoes-negativas-degeneramEmoções Negativas ou Positivas? A Escolha é Sua

Aquilo que chamamos de “realidade” é, na verdade, o produto final dos nossos pensamentos e emoções. Emoções negativas são solo fértil para uma vida infeliz, com ansiedade, insônia, enxaqueca, depressão, distúrbios do apetite, dores crônicas, pressão alta, imunidade baixa, problemas cardíacos, hábitos destrutivos, e muitos outros prejuízos à saúde e à vida.

Muitas pessoas, infelizmente, nutrem tantos pensamentos e emoções negativas, a ponto de representarem 70 a 90% de todos os pensamentos e emoções que ocorreram ao longo do dia – e nem se dão conta disso. Dia após dia, esse predomínio de pensamentos e emoções negativas acaba interferindo com o sono, humor, alimentação e autoestima. O predomínio de emoções negativas faz com que o indivíduo se cuide menos, criando um ciclo vicioso que aponta para a degeneração da saúde, tanto física quanto mental.

Só você pode se libertar das emoções negativas e substituí-las por positivas. É um caminho difícil, onde muitas vezes precisam ser deixadas coisas, pessoas, situações, crenças e pensamentos que, em um mundo ideal, gostaríamos de manter. Comece, reexaminando suas redes sociais através da leitura do meu artigo Redes Sociais Tóxicas. Faça um curso de meditação (ex: meditação transcendental) e pratique diariamente, pois é algo que pode efetivamente ajudar a acalmar a mente e expulsar emoções negativas. Outra lição de casa básica para quem quer ter menos emoções negativas é fazer atividade física diariamente, pois a prática de exercício melhora o humor. Tudo isso representa mudanças no estilo de vida e, assim como para qualquer mudança importante na rotina, é preciso sair da zona de conforto e investir tempo, dinheiro e esforço pessoal.  Mas lembre-se: Investir em emoções positivas é investir em saúde. 

Não existem atalhos ou tratamentos que substituam as suas próprias e necessárias ações e decisões – que como todo bom remédio, será amargo, mas cujo efeito final será doce: erradicar o que te faz mal e substituir pelo que te faz bem. Dê o primeiro passo hoje.

Publicado por Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral, autor de vários livros, criador dos sites MedicinaDoEstiloDeVida.com.br e Enxaqueca.com.br, palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa Pat Feldman e dois filhos.