Horário de Verão não economiza energia.

Existe vantagem em adiantar relógios em 1 hora no horário de verão? Não para a saúde, e não para a economia de consumo de energia. Então por que o horário de verão continua a ser adotado?

Artigo publicado no The New England Journal of Medicine demonstrou aumento de 5% (um aumento imenso) nos ataques cardíacos (infartos do miocárdio) na primeira semana do horário de verão. Quanto se gasta de dinheiro público com os tratamentos, afastamentos e aposentadorias provocadas por esse aumento?

Agressão ao relógio biológico

Implantar fuso horário de 1 hora em toda população é uma agressão ao relógio biológico. Os ritmos e ciclos biológicos, principalmente sono e alimentação, determinam nossa saúde e bem-estar. A maioria de nós, por força dos estudos e/ou trabalho, já é obrigada a empurrar os limites desses ritmos ao extremo. Vamos dormir mais tarde e acordamos mais cedo do que seria seguro e recomendável.

Com o horário de verão, você que normalmente acorda às 06:30 da manhã passa a acordar às 05:30. Sim, pois embora o relógio digital marque 06:30, o relógio biológico marca 05:30. É ele quem conta, quando a saúde está em pauta. O sono foi cortado em 1 hora. Justamente aquela última hora em que o sono é mais gostoso e rico em sonhos memoráveis. Acordamos mais cansados, porém o trabalho e a escola não perdoam. Aumenta o stress. Aumenta a sonolência durante o dia. Aumenta a probabilidade de acidentes causados por essa sonolência. Diminui a produtividade. Altera-se o humor. Aumenta o número de crises de enxaqueca e outras doenças pioradas por saídas da rotina.

E o que dizer de quem trabalha no campo e na lavoura? Para o organismo e os ciclos biológicos desses trabalhadores, que normalmente já acordam muito mais cedo que os habitantes das cidades, tal mudança é ainda mais perversa!

Os prejuízos são imensos.

Quanto custa tudo isso aos cofres públicos e aos nossos próprios bolsos?

Sim, é verdade que existe um processo de aclimatização após cerca de uma semana. Após esse período, a maioria de nós (mas não todos), idealmente, consegue se adaptar ao fuso horário. Mas o custo dessa uma semana pode ser imenso, em termos financeiros, para a população. Infelizmente não é possível medir precisamente esse custo, mas ele vai muito além do aumento dos ataques cardíacos. Não se consegue nem sequer comprovar algo tão objetivo quanto a se o horário de verão realmente economiza energia elétrica no país. Tudo o que se divulga no tocante à economia são estimativas, sem comprovação científica.

Existem estudos sérios, como o realizado pela Comissão de Energia da Califórnia (EUA). Esse estudo demonstrou ausência de economia de energia elétrica com o horário de verão. Os resultados foram divulgados na Scientific American. Então por que continuar a impor mais esse stress ao organismo de toda uma população de crianças, adultos e velhos?

Se existe realmente uma preocupação com gastos públicos e saúde, é importante suspender a lei que institui o horário de verão. Nosso relógio biológico controla um grande número de funções vitais do organismo. Um bom sono é crucial para uma boa saúde. E já está comprovado que o adiantamento e posterior atraso dos relógios em uma hora traz prejuízos a ela.

Publicado por Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral, autor de vários livros, criador dos sites MedicinaDoEstiloDeVida.com.br e Enxaqueca.com.br, palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa Pat Feldman e dois filhos.

7 respostas em “Horário de Verão Faz Mal à Saúde”

  1. Vejo uma dificuldade principal no horário de verão, que é não a hora de acordar, mas sim a de dormir, visto que para mim, acordar cedo não é tão problemático quanto dormir mais tarde. Ao encompridar o dia – e com ele, as horas de claridade solar que temos – bagunçamos a nossa percepção da ‘hora de dormir’; acabamos dormindo mais tarde e assim o ritmo do organismo e a qualidade do sono ficam afetadas. Minha própria experiência comprova que dormir bem e cedo é essencial para recuperar e manter a saúde. Infelizmente, fugir ao horário de verão não é opção para todos aqueles que têm um horário fixo de trabalho, estudos e outros compromissos. Infelizmente.

  2. Dessa vez estou muito acabada com o horária de verão, trabalho de doite até as 22:30, chego em casa as 23:00h até dormir ja é meio noite, antes eu acordava com a luz do dia, agora tenho que colocar o relógio despertar as 6:30, da vontade de tomar café, coca-cola ou qualquer coisa pra tirar a sonolencia de dia, mas não faço isso é claro, porque não estou tendo muita enxaqueca e quero continuar assim, espero que eu acostume logo com esse horário, mas por enquanto estou acabada!
    Abraços

  3. Aiiiii que sooonoooo….., concordo plenamente com o texto, Dr. Feldman, sou seu fã. Tenhos seus livros. Nunca vou esquecer de comer nozes após deixá-las de molho em agua (para combater os antinutrientes). A única coisa que ainda me intriga foi a questão da liberação do consumo de manteiga e leite integral. O meu colesterol subiu (LDL).

  4. É uma mostra do descaso para com as pessoas menos privilegiadas que recusam sair de casa de madrugada para chegar em tempo ao trabalho.

    O Brasil é uma pais equatorial, não tem grande diferença no duração de seus duas durante o inver no e o verão.

  5. Sempre achei desde a implantação do horário de verão que o mesmo prejudica a saúde. Meu rendimento cai no verão não só pelo calor, mas também pelo cansaço que aumenta em função da troca do horário. Mas quando converso com colegas a maioria acha legal, que fica claro até mais tarde, que dá para passear mais. Eu acho que para quem está de férias deve ser muito bom mesmo. Mas e para quem não está. Tem gente que precisa poucas horas de sono, acho que estas sofrem pouco com a troca do horário. Mas e as que precisam de mais horas. Deveria ser feito uma votação sobre isso. O meu voto seria contra a continuidade do horário de verão.

  6. Olá, Alexandre Feldman.
    Conheço muitas pessoas que sofrem e são contra à mudança de horário no verão. Sendo assim, não há uma forma de organizarmos algo como um abaixo assinado para levarmos à Brasília?
    Desde já agradeço.

  7. Concordo com a Denise, Lindsay, Guilherme e principalmente com Pietra jefremovas, este horário é difícil e ruim para tudo.

Os comentários estão desativados.