post

Óleo de Fígado de Bacalhau: Uma Tradição Que Faz Bem!

óleo de fígado de bacalhau faz bem

Óleo de Fígado de Bacalhau Faz Bem

Antigamente, as mães e avós não deixavam faltar, na vida de seus filhos e netos, uma colher diária de óleo de fígado de bacalhau. Elas sabiam – aprenderam de suas próprias mães e avós – que ele faz bem. Essa sabedoria popular estende-se a várias civilizações muito antigas, cuja saúde, constituição física, agilidade mental, sobreivência e prosperidade dependiam de ingredientes da sua alimentação. Nessas culturas, o óleo de fígado de bacalhau era reverenciado! Tomá-lo ou não, fazia toda a diferença. E como veremos, ainda pode fazer!

Se de um lado, a ciência contemporânea séria estuda e comprova, a cada dia, os importantes benefícios do óleo de fígado de bacalhau, de outro, infelizmente alguns profissionais de saúde acham que esse óleo não serve para nada. Claro, ninguém pode patentear o coitado do bacalhau, portanto a indústria farmacêutica não possui o menor interesse em divulgá-lo…

O óleo de fígado de bacalhau é uma fonte importante de nutrientes essenciais, porém difíceis de serem obtidos na dieta contemporânea: Além de ácidos graxos ômega-3, ele é rico em vitaminas A e D pré-formadas, podendo conter pequenas quantidades de vitamina K, vital para a saúde do sangue e dos ossos.

A vitamina D promove a absorção e transferência de cálcio através das membranas celulares. Essa transferência cálcio é importante não apenas para os ossos, mas também para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

A vitamina D também influencia a absorção de magnésio e zinco. Níveis adequados de cálcio, magnésio e zinco no cérebro são fundamentais para a neurotransmissão. Doenças como a enxaqueca, depressão, ansiedade, pânico, fibromialgia e síndrome do déficit de atenção, têm como base um mau funcionamento na neurotransmissão.

Um estudo norte-americano publicado em 7 de setembro de 2006 na revista Epidemiology and Infection, relata que a forma biologicamente ativa de vitamina D (que se encontra no óleo de fígado de bacalhau) possui propriedades antiinflamatórias!

A vitamina D contribui para o equilíbrio hormonal. Estudos científicos associaram sua ingestão à melhora de doenças como ovários policísticos, infertilidade, TPM e enxaqueca menstrual.

Estudos demonstram que estados de deficiência de vitamina D produzem sintomas que são confundidos com fibromialgia e síndrome da fadiga crônica. Ambas essas doenças, freqüentemente, coexistem com a enxaqueca.

A vitamina D regula uma enzima chamada tirosina hidroxilase, necessária para a produção de neurotransmissores como a dopamina, adrenalina e noradrenalina. O desequilíbrio desses neurotransmissores está associado à enxaqueca e depressão, entre outras doenças. Leia mais a respeito da relação entre neurotransmissores e enxaqueca no meu livro, “Enxaqueca – Só Tem Quem Quer”.

Para ser assimilada pelo organismo de maneira adequada, a vitamina D precisa ser ingerida juntamente com gordura, pois ela dissolve-se na mesma, facilitando a sua absorção. Além disso, é desejável que mantenha uma proporção adequada com a vitamina A. Ambos esses requisitos estão presentes no óleo de fígado de bacalhau.

O óleo de fígado de bacalhau também contém ômega-3, conhecido por suas propriedades antiinflamatórias.

Quantas qualidades para um único alimento!

Existem várias qualidades de óleo de fígado de bacalhau. Um produto, por exemplo, pode ostentar o rótulo de “óleo de fígado de bacalhau”, mas se você ler atentamente a lista de ingredientes, poderá encontrar vários não desejáveis à saúde, como óleo de soja, aromatizantes, corantes, sabor artificial, etc. Por isso, fique de olho.

Algumas farmácias de manipulação possuem óleo de fígado de bacalhau puro em seus estoques, mas só podem vendê-lo mediante receita médica. Por isso, uma boa idéia é conversar com seu médico a respeito. Ele poderá orientá-lo quanto à dosagem mais adequada para o seu caso.

Existem drogarias que possuem o óleo de fígado de bacalhau na forma de cápsulas. Estas podem ser adquiridas diretamente, sem receita médica. Mas cuidado, existem alguns que não são puros, portanto leia os rótulos com atenção.

Não confunda “Óleo de Peixe” com “Óleo de Fígado de Bacalhau”. Prefira o último.

Ao consumir o óleo de fígado de bacalhau, certifique-se de ingerir bastante cálcio. Sugiro, como fonte de cálcio, o iogurte natural integral. Esse detalhe é importante para a saúde dos seus ossos. Não faz bem aos ossos ingerir vitamina D sem ingerir cálcio suficiente.

Na minha experiência, o óleo de fígado de bacalhau é um excelente suplemento. Por isso, minha dica é: converse com seu médico de confiança a respeito e verifique se esse suplemento é adequado para você.

Para ler mais sobre óleo de fígado de bacalhau, leia também os seguintes artigos:

Óleo de Fígado de Bacalhau – Uso, Qualidade e Disponibilidade (clique aqui).

Óleo de Figado de Bacalhau Reduz a Dor (clique aqui).

Óleo de Fígado de Bacalhau – Um Superalmento para Crianças (clique aqui).

Até breve!

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de Grayse AnneGrayse Anne comentou

    ENTÃO O OLEO DE FIGADO DE BACALHAU PARA IDOSOS COM INICIO DE OSTEOPOROSE SERIA MUITO INDICADO, NÃO É?
    TENHO TAMBEM UM FILHO DE 7 ANOS DE IDADE, SERIA BOM DAR O OLEO DE FIGADO DE BACALHAU?

  2. Imagem de elianeeliane comentou

    E se a pessoa ao invés de consumir o suplemento consumir o bacalhau não é melhor?

  3. Imagem de MarcosMarcos comentou

    Dr. feldmann, gostaria de saber se o Oleo de Figado de Bacalhau, pode aumentar a pressão arterial?
    Fiz cirurgia retirada da tireóide
    Estou com calcemia, tendo que repor o calcio, resolvi tomar o oleo de figado para ver se ajuda a fixar o calcio, me sindo melhor agora, mas, a minha dúvida é se pode aumentar a pressão? ficaria grato se me respondesse.
    Obrigado
    Marcos Nestor
    ( tenho 57 anos)

  4. Imagem de Helena PimentaHelena Pimenta comentou

    Boa tarde, Dr.
    Qual a dose diaria necessária ao organismo, do Oleo de Figado de Bacalhau? E como deve ser tomado?
    Pode usar em cápsula?

  5. Imagem de LeonardoLeonardo comentou

    Bom dia Dr.Alexandre, muito esclarecedor o artigo. Desde pequeno faço o uso tanto o óleo de fígado de bacalhau quanto do óleo de peixe. Fiquei na dúvida somente sobre as diferenças nutricionais entre eles. Por que devo preferir o óleo de fígado de bacalhau? Obrigado! Leonardo

  6. Imagem de Reinaldo GimenesReinaldo Gimenes comentou

    Consumi muito óleo de fígado de bacalhau quando era criança. Minha mãe obrigava a tomá-lo… embora nem eu nem minhas irmãs gostássemos! Como criança não tinha o que discutir nos anos 60, só nos restava tomar sem reclamar! Na minha vida adolescente/adulta, passei a escutar que o óleo de fígado de bacalhau só tinha alguma finalidade em países muito frios, o que não era o caso do Brasil. É uma surpresa agradável saber que tudo o que tomei daquela emulsão de Scott não foi em vão!!! Parabéns pelo artigo e pela pesquisa! Isso confirma o que sempre pensei: nada supera o tradicional, não é mesmo? Abraços!

  7. Imagem de REGINAREGINA comentou

    Prezado Dr,

    Quer dizer que o óleo de fígado de bacalhau deve ser consumido durante toda a vida, inclusive pelos adultos?

    Ele não tem nenhuma contra-indicação?

    E quanto ao colesterol e outros índices no sangue?

    Obrigada.

    REGINA

  8. Imagem de RosanaRosana comentou

    Caro Dr.Feldman,
    A minha questão é: atualmente nos é informado via internet, tv, etc., que o “bacalhau” não é peixe, e sim o procedimento da dessalga de certos peixes. Como se explica ” o oleo de fígado de bacalhau”?

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Olá Rosana!

      É por isso que gosto cada vez menos da língua portuguesa. Além de ser muito difícil de aprender e usar, suas regras vivem mudando e o significado das palavras vai se tornando cada vez mais dúbio.

      Um exemplo é o termo “bacalhau”, que (ao que parece) deixou de se referir exclusivamente ao peixe (pois existe, sim, um peixe que *deveria se chamar* bacalhau e que em inglês se denomina cod) e passou a se referir a um processo de preparação.

      Então: o óleo de fígado de bacalhau é o óleo do fígado de um peixe que em inglês se chama cod e em português costumava se chamar bacalhau. Esse peixe existe sim. Inclusive é muito utilizado e apreciado na culinária de Portugal e da Noruega.

  9. Imagem de RenataRenata comentou

    Dr. feldman, moro em Miami e estou com deficiencia de vitamina D, pode uma coisa dessa?? Estou tomando Vitamina D 50000 IU 1 vez por semana. Ah… sou alergica a iodo, mas esta alergia foi descoberta atraves de um exame de tomografia que foi aplicado o contraste (iodo). O oleo de figado de bacalhau tem muita concentracao de iodo? Dr. Feldman, gostaria de saber se tem problemas o tomar o oleo de figado de bacalhau diariamente mesmo tendo esse suplemento de vitamina D uma vez por semana?

    Obrigada!

    Renata

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Renata, para alguém que já faz suplementação de vitamina D é importante, antes de mais nada, monitorar periodicamente (mensalmente) os níveis sanguíneos dessa vitamina. Se estiverem dentro do limite, é possível, sim, tomar óleo de fígado de bacalhau. Mas cuidado, nem todos os óleos de fígado de bacalhau são iguais. Leia meu artigo a respeito (link já fornecido anteriormente).

  10. Imagem de André LimaAndré Lima comentou

    Bom dia Doutor Feldman.
    Tenho grande interesse na questão da saúde mediante a correta alimentação.
    Gostei muito do seu artigo a respeito do óleo de fígado de bacalhau, do qual faço uso diário na forma de cápsulas.
    Gostaria de saber mais a respeito do teor de ácidos graxos poliinsaturados contidos no óleo de fígado de bacalhau. O teor desses ácidos é maior do que o das sementes como a linhaça? Sua ingestão pode ajudar a proteger contra problemas coronários?
    Grato pela atenção.

  11. Imagem de ClaudiaClaudia comentou

    Boa noite…
    Meu filho tem 4 anos, tem as vacinas do calendário todas em dia, tomou inúmeras vacinas em clínicas particulares, inglobando a prevenar que no caso protege contra pneumonias, otites, sinusites etc…mas infelizmente meu filho teve 2 episódios de pneumonia com um intervalo de 4 meses, isso me deixou desesperada…vim pesquisar sobre baixa imunidade na net e achei o óleo de fígado de bacalhau, e decici q vou usar como complemento no dia a dia do meu filho. Espero que obtenha sucesso, pois nenhuma mãe suporta ver seu filho com infecções reincidentes da forma q meu filho está tendo…muito esclarecedor o site.

  12. Imagem de iracialves comentou

    doutor eu gostaria de saber se nao tem perigo de ganhar peso fazendo o uso do oleo do figado de bacalhau diariamente

  13. Imagem de PatríciaPatrícia comentou

    Dr. Alexandre, há 5 anos desenvolvi uma alergia ao sol, (erupção polimorfica a luz solar) ainda não sei como tratar e por isso a deficiência de vitamina D e cálcio em meu organismo é muito grande, gostaria de saber se o óleo seria uma saída para essa deficiência e se o Doutror pode me indicar algo para acabar com essa alergia.

  14. Imagem de badger silveirabadger silveira comentou

    Parabens pelas respostas. Dr. Alexadre, pergunto: Eu poderia misturar oleo de bacalhau puro (em capsula ou xarope), para fazer bacalhoada? grato.

  15. Imagem de Dalton RabeloDalton Rabelo comentou

    Dr.Alexandre Feldman, há um influência tomar “Emulsão Scott”, pois o rico óleo de bacalhau está neste ingretiente junto com os ingretiente não desejáveis, como Óleo de Soja, Fosfato Monosódico, Fosfato Dicálcio, Hipofosfito de Sódio, Óleos Essenciais e Veículo q.s.p.

  16. Imagem de solange aparecida vieirasolange aparecida vieira comentou

    tenho um filho de 7 anos que tem epilepsia des que nasceu toma tres tipos de medicações,( para epilepsia) e ouço falar muito de ômega 3 que pode ajudar e muito no caso da epilepsia, então eu gostaria de saber a dosagem diária que eu posso dar pra ele, muito obrigada, abraços.

  17. Imagem de TiagoTiago comentou

    Procurei feito doido o óleo puro, mas só achei “Emulsão Scot”, cheia de mistura. Deve ser monopólio.

  18. Imagem de EduardoEduardo comentou

    Boa Noite Dr. Alexandre
    Gostarai de saber, o óleo de fígado de bacalhau é rico em vitamia A? Ele é bom para a vista?

  19. Imagem de Luiz FelipeLuiz Felipe comentou

    Olá, O oleo de fígado de bacalhau pode ser substituido por outros óleos de peixe?
    Por que o ômega-3 é ótimo em forma de alimentos, mas não de suplementos? É muito comum essa conduta entre os nurticionistas e médicos e vários artigos mostram os seus benefícios.
    Grato…

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      O ômega-3 é muito instável, facilmente oxidável, não só perdendo suas propriedades como também causando uma série de potenciais problemas à saúde (principalmente de ordem inflamatória) quando oxidados.

      Para maximizar a chance de consumir ômega-3 não-oxicado, a melhor opção são alimentos em seu estado natural (especificamente a gordura de animais criados soltos). Nestes alimentos, o ômega-3 já vem num “pacote protetor” contra a deterioração.

      A indústria dos suplementos criou a adição de antioxidantes para minimizar a oxidação do ômega-3. Não sou a favor. Prefiro recomendar alimentos e não suplementos (cápsulas).

      Quanto aos estudos que apontam para benefícios de suplementos, é importante lembrar que todos esses estudos são patrocinados/custeados pela indústria de suplementos, o que em si os torna tendenciosos. Claro que cada um pode “acreditar” no que quiser…

  20. Imagem de IOLANDAIOLANDA comentou

    Gostaria de saber se a oxidação acontece com o óleo de fígado de bacalhau tão facilmente qto com o omega 3 .
    grata

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Iolanda, o óleo de fígado de bacalhau *de verdade* (natural) tem alguma proteção contra oxidação devido à presença de Vitamina E, um antioxidante. O problema, conforme explico no artigo indicado no link, é conseguir óleo de fígado de bacalhau não-adulterado!!!

  21. Imagem de Leónida comentou

    Boa noite Sr.Dr., estou interessada em iniciar a toma de óleo de fígado de bacalhau, mas sou alérgica a diversos alimentos, faço edema da glote! Entre esses muitos alimentos estãodiversos peixes. Na última análise que fiz, que penso que foi dirigida ás proteinas especificamente, o meu alergologista descobriu que a minha grande alergia é á quitina. Assim, e desculpe a minha ignorância neste campo, terei algum problema alérgico ao tomar o óleo de figado de bacalhau?
    Desculpe a extensividade da questão, mas desde já agradeço a possivel resposta.
    Atenciosamente,
    Leónida Câmara

  22. Imagem de RENATORENATO comentou

    Boa Noite doutor

    O oleo figado de bacalhau pode ajudar a subir os niveis de serotonina no cerebro?? Para quem sofre de transtorno de panico e ou crises de ansiedade, o exercicio fisico, oleo figado de bacalhau e um antidepressivo do genero (paroxetina) pode ajudar a ultrapassar o processo mais facilmente?

    obrigado cumprimentos

  23. Imagem de Maria AparecidaMaria Aparecida comentou

    Dr. Alexandre, em virtude do resultado de uma densitometria, o meu médico
    falou do óleo de fígado de bacalhau.
    Comecei a tomar (em cápsula) e senti que estou, lentamente, emagrecendo.

    O óleo de bacalhau ajuda a emagrecer?

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Não ajuda a emagrecer. Se você está emagrecendo sem ter aumentado atividade física e/ou controlado ingestão de alimentos, isso pode ser uma doença. Procure seu médico.

  24. Imagem de FLAVIO RODRIGO SUAREZ SANTOSFLAVIO RODRIGO SUAREZ SANTOS comentou

    Boa tarde doutor,

    Pouco acima, o senhor recomenda, no caso do óleo de fígado de bacalhau, alimentos, e não suplementos (cápsulas). Quais seriam? Obrigado

  25. Imagem de Luiz FelipeLuiz Felipe comentou

    Olá, como podemos garantir que o óleo de bacalhau que será amnipulado atenda todos o pre-requisitos de uma boa qualidade? Ou aqui no Brasil ainda não tem?

    Caso fosse possível gostaria também de ver textos sobre osteoporose, reposição hormonal natural e sintética, obesidade, suplementos e terapias naturais. Seus textos são excelentes e eslcarecedores, parabéns por ajudar tantas pessoas…

    Abraço..

    Luiz Felipe Albuquerque.

  26. Imagem de Thiego Marconsin do NascimentoThiego Marconsin do Nascimento comentou

    Nossa, gostei muito ao ler sobre o banido Emulsão Scott.

    Tenho 25 anos e desde criança tomo uma colher depois do almoço.

    Tenho uma sobrinha de 3 anos que adora a Vitamina.

    Quando ela não está querendo comer, sempre falo se não comer, não toma vitamina com o titio….hehehhe e olha que eu e ela tomamos o tradicional, gostinho de oléo mesmo.

    Claro que ela toma com a liberação médica….

    Doutor, eu estou fazendo musculação e não tenho muito tempo para me alimentar direito em 3 e 3 hs, ter uma alimentação balanceada de proteínas e tudo mais.

    O Emulsaão Scott pode me ajudar em alguma coisa referente a musculação, como por exemplo, me ajudando da absorção de proteínas, etc…???

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Thiego, leia meu artigo sobre usos, qualidades e disponibilidade do óleo de fígado de bacalhau e verá porque eu não recomendo a Emulsão de Scott.

      Especificamente sobre se ele poderia lhe ajudar, essa resposta cabe somente ao seu médico. Aqui no site eu publico informações de caráter geral e não presonalizado.

  27. Imagem de Jorge kbça comentou

    doutor, fraturei recentemente a fibula no seu terço distal, tenho ouvido falar em 40 dias pra calcificação…vc acha possivel que o óleo possa ajudar a acelerar a calcificação???
    minha prima forma daqui a 30 dias, e eu seria o por de valsa dela…gostaria de saber como a alimentação pode me ajudar…origado

  28. Imagem de Maria SkillMaria Skill comentou

    adorei a leitura,
    uma vez a pediatra de minha filha recomendou o oleo de figado de bacalhau para melhorar a inunidade dela,
    é bom para evitar contantes gripes e resfriados?
    grata

  29. Imagem de Laura CabralLaura Cabral comentou

    Caro Dr. Alexandre Feldman

    Por favor, me ajude. Onde posso encontrar o óleo de fígado de bacalhau. Quando criança era de uso habitual na minha casa. Atualmente, não consigo encontrar em lugar algum.

    Fico no aguardo da sua ajuda.
    Laura Cabral

  30. Imagem de NIRA VALENTINONIRA VALENTINO comentou

    Boa tarde, DR. Alexandre tenho uma filha de 14 anos ele nasceu renal tem um rim funcional, ela tem escoliose e tambem o que me preocupa é que ela tem deficit de atençao e concentraçao , pois nao é alfabetizada ainda , mas por outro lado é muito inteligente , ela nao come carne, frango e nem peixe gostaria de saber se posso dar o oleo de figado de bacalhau , ja dei emulsao de scoth uma vez , mas nao queria dar de novo pelo comentario que eu vi sobre outros componentes nao tenho condiçoes de comprar o oleo que vende fora do pais , mas se o Sr. puder me informar onde posso comprar com segurança eu agradeço. moro na cidade de santo andre.
    aguardo uma resposta.
    grata
    nira

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Olá Nira. Não recomendo Emulsão de Scott a ninguém, pois contém uma série de outros ingredientes que considero indesejáveis à boa saúde.

      Aliás, na minha opinião, antes de pensar em qualquer suplementação (inclusive óleo de fígado de bacalhau), é preciso “estar em dia com a lição de casa”, ou seja, comer de forma saudável (o que inclui alimentos como carne de animais criados soltos), tomar Sol, movimentar-se, dormir bem etc.

  31. Imagem de david comentou

    Nos anos 60 andava eu na escola primaria, no tempo em quando não havia fome havia carência alimentar, para colmatar as muitas crianças desnutridas o mal alimentadas davam a tomar o óleo de fígado de bacalhau, hoje interrogue-me, com tanto e bom bacalhaus, que havia na altura…
    em vez de me darem o intragável óleo se me dessem uma boa posta do dito, eu até lhe chamava um “figo”

  32. Imagem de M LUCIA CORREAM LUCIA CORREA comentou

    Dr Feldman

    O oleo de figado de bacalhau pode ajudar em pessoas com epilepsia?
    Grata

  33. Imagem de FRANCISCAFRANCISCA comentou

    gente, é incrível! eu vivia com muitas dores nos ossos da coluna e bacia, sentia muita fraqueza, dores nos tendões das mãos e braços por trabalhar com digitação, não conseguia lavrar uma ata pq eu sentia muitas dores, começei a tomar o emulsão scot, aquele antigo da vovó e posso dizer que não sinto mais dores como eu sentia e a cada dia está melhorando mais e mais, é incrível, eu tomei pra uma coisa e senti resultados em todo o meu organismo. Recomendo pode usar e não se arrependerá. Beijos!!

  34. Imagem de LucianaLuciana comentou

    Dr. Minha filha hoje com 6 anos e 7 meses de idade depois que fez a vacina do H1N1 em junho de 2011 começou com sono excessivo noturno, fraqueza muscular, alucinações noturna, e aumento de peso. Hoje esta com medicação Estavigille e efexor, mas estou muito preocupada com esses medicamentos. Levei-a em neurologista, a varios especialistas, mas ninguem tem certeza do que tem…tambem levei-a num medico ortomolecular e receitou oleo de figado de bacalhau, inositol, e um outro composto, xarope (vitamina C, fenilalanina…). Estamos bem preocupados com o diagnostico que deram de narcolepsia e cataplexia. Ela era uma menina normal antes da vacina. Gostaria de uma opinião do Dr. Agradeço desde ja.

  35. Imagem de Antonio MendesAntonio Mendes comentou

    Óleo de fígado de bacalhau in natura, isto é, sem ser refinado, é um excelente abridor de apetite, quando em criança, sob forte desnutrição. Alem do mais é uma excelente fonte de vitaminas. Falo por experiência própria, Nos idos anos da década de 40, do século passado, eu era anémico, raquítico, sem apetite para comer nada. Nessa época em Portugal, num porto pesqueiro, um familiar em contato com um capitão de navio de pesca de bacalhau da Terra Nova, conseguiu dele um litro em garrafa meio opaca, completamente puro. Tomava uma colher de sopa antes do primeiro prato do almoço. Era duro de engolir de tão amargo.Foi isso que me salvou de anemia e de outras doenças piores. A,Mendes

  36. Imagem de DéboraDébora comentou

    Boa tarde, Dr. Alexandre. Gostaria de saber qual a diferença entre o óleo de fígado de bacalhau e o óleo de peixe vendido em capsulas, o Ómega 3 em cápsulas. O óleo de fígado de bacalhau é mais benéfico à saúde do que o Ómega 3? Se eu introduzir sardinha e outros peixes e bacalhau na minha alimentação diária ainda assim precisaria do óleo de fígado de bacalhau ? Grata.

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Débora, um dos artigos “linkados” trata sobre usos, qualidades e disponibilidade e deverá responder a parte da sua pergunta. A outra parte, do ômega-3, eu responderia dizendo que este pode ter sem dúvida seus usos, porém na minha opinião é mais importante restaurar a desproporção ômega-6:ômega3 modificando a alimentação que ingerindo suplementos de ômega-3.

  37. Imagem de RicardoRicardo comentou

    Dr. Feldman eu queria que o senhor me esclarecesse uma pergunta, que é sobre uma pesquisa escolar. A seguinte pergunta é essa:

    Em países em que há pouca insolação, é comum dar ás crianças diariamente uma certa quantidade de óleo de fígado de bacalhau. Essa prática parece não ser necessária em países tropicais. Você tem alguma hipótese a respeito? Converse com seus colegas e com o professor

    Grato

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      A explicação é que o óleo de fígado de bacalhao é rico em vitamina D, um nutriente essencial. Os países tropicais não têm bacalhau, mas têm, naturalmente, muito Sol, que é a melhor das fontes de vitamina D.

  38. Imagem de GustavoGustavo comentou

    Tenho uma dúvida. Tomo uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau todo dia. Faço isso porque tenho necessidade nutricional de vitamina D. Porém verifiquei que uma colher de sopa tem a quantidade de vitamina A acima do recomendado diariamente (mais do que 3.000 U.I em uma colher de sopa). Sendo assim é recomendável continuar diariamente tomando o óleo de fígado de bacalhau ? Não haveria uma hipervitaminose com relação à vitamina A?

  39. Imagem de Paulo OrtinhoPaulo Ortinho comentou

    Graça e Paz! Bom dia Dr. Alexandre Feldman. Nascí em 1947, não havia ainda as vitaminas sintetizadas, ex. Cálcio, era torrar a casca do ovo para obter esse vitamina. não havia na medicina o med. sulfato ferroso, sintetizado em 1955, etc… no entanto lá estava a “emulsão de Scott – óleo de fígado de bacalhau” quem sem dúvida alguma tinha um sabor característico, sabor/gosto ruim, mas era bom.(não se pensa na pinga) Crescí sempre sendo consumidor desse produto, que foi dadopela minha avó, pelos meus queridos e falecidos pais. eles eram semi-analfabetos mas sabiam que esse produto era indispensável para seus filhos, eles não conheciam e não entendia, as composições vitamínicas e seus benefícios,… não sou polemizador, em resumo Dr. Feldeman. não tem fim certas realidades e opiniões, por isso termino desejando que o Senhor Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo abençõe ricamente toda sua vida, ministério profissional e sua família.paulo ortinho.

  40. Imagem de Célia SantosCélia Santos comentou

    Dr. Feldman,

    Eu fiz o pedido do óleo de fígado de bacalhau da BLUE ICE. Mas agora, estou pensando em como vai ser a retirada nos correios quando chegar. Preciso de uma receita médica indicando o uso de óleo de fígado de bacalhau simplesmente ou de uma receita que especifique exatamente o óleo comprado “Green Pasture Blue Ice Cod Liver Oil”?

    Célia

  41. Imagem de MichelleMichelle comentou

    Olá, Dr. Feldman. Tenho 32 anos e gostaria de reforçar minhas doses de vitamina D. Sempre que posso tomo o sol antes das 10h sem o protetor solar, e também tenho uma alimentação balanceada, além de praticar exercícios físicos todos os dias pelos menos 1 hora por dia. Neste caso, eu poderia fazer uso das cápsulas de fígado de bacalhau? E qual a quantidade ideal por dia? Existe alguma contra indicação? E claro o que toda mulher no mundo quer saber: o óleo pode engordar? Obrigada e um grande abraço. Michelle.

      • Imagem de MichelleMichelle comentou

        No instante que enviava este comentário, acessei exatamente este link. É lamentável que não somente o óleo de fígado de bacalhau é questionável como outros produtos também. É necessário muita pesquisa e a fonte ser um bom laboratório, temos que ser detetives, não é? Diante disso, continuarei a consumir os alimentos que possuem a vitamina D, como: sardinha, atum, ovos, iogurte, fígado bovino, e o sol, claro! No mais, você (se me permite) foi muito prestativo e atencioso. Muito obrigada e desejo tudo de bom pra você. Michelle.

  42. Imagem de CéliaCélia comentou

    Dr Feldman,

    Qual seria a dose ideal de óleo de figado de bacalhau da green pasture para uma criança de 5 anos? Posso misturar com iogurte pra amenizar o gosto ruim? O fato de misturar de com iogurte, que possui cálcio, pode afetar a absorção das vitaminas do óleo pelo organismo?

    Célia